• Top Mais Itu

Ceia de Natal com a Chef Aline Guedes

Conversamos um pouquinho com a Chef Aline Guedes sobre alguns detalhes que fazem parte da ceia de Natal, o resultado da conversa você confere agora.


Como iniciamos o planejamento para receber na noite de natal?


⁃ O receber em casa tem muito a ver com ser hospitaleiro (a) e oferecermos o nosso melhor aos nossos convidados. Uma das coisas que acho importante, porém, é sabermos realmente a quem receberemos. É de extrema importância saber os gostos pessoais dos nossos convidados, o que gostam de comer, o que gostam de beber para que se sintam felizes e confortáveis ao serem convidados para uma recepção organizada por nós. Conhecer os convidados e seus gostos evita constrangimentos e torna a sua recepção, memorável. Imagine se você resolve servir algo que o seu convidado não gosta de comer e não lhe dá outras opções? A noite dele não será boa e por consequência a sua recepção oferecida, não será bem sucedida! Faça o planejamento com antecedência, anotando todos os detalhes, os ingredientes das receitas, decoração das mesas, louças e talheres, no check list, vá ticando os itens já resolvidos, isso evitará esquecimentos de detalhes importantes e estresses!


Quais os pratos mais tradicionais que não podem faltar na ceia?

⁃ As ceias mais tradicionais, são marcadas pela mesa farta e repleta de opções. Para muitos, o Natal é tempo de gratidão e de comensalidade, ou seja, de reunião, de comer junto e por isso, a mesa farta de alimentos a serem compartilhados. Nas ceias mais tradicionais das famílias brasileiras não pode faltar o Peru assado, que pode ter a receita atualizada com recheios e molhos diferentes, o Tender, normalmente cravejado, uma boa farofa e o salpicão, que também tem sido repaginado para atender aos paladares mais apurados. Dentre as sobremesas, Rabanada, Pudim de Leite, Panetones Recheados, entre outros, costumam encerrar a noite com chave de ouro.


E o que servir de bebidas?

- Entre as bebidas mais comuns, o espumante tanto no Natal, quanto no Reveillon ainda se faz protagonista dos brindes realizados para as confraternizações. Uma dica para surpreender os convidados é buscar fazer coquetéis diferentes com o espumante como base, fazendo o uso de frutas e ervas frescas, que além de garantirem a beleza do drink, o deixarão também saboroso e

aromático!


Quais as novidades para surpreender os convidados?

- A criatividade é a base do sucesso, dinâmicas de brincadeiras que possam reunir os convidados são sempre algo a se pensar para que a festa seja para todos e não apenas para alguns mais desenvoltos! Na alimentação e bebidas, é sempre bom inovar nas apresentações e nos acompanhamentos, fazendo com que o tradicional ganhe ares mais modernos e que isso pareça a novidade que você quer oferecer àqueles seus convidados mais antigos. Serviço de finger foods, comidinhas montadas em recipientes de tamanhos e formatos diferentes, mescla de sabores e até o uso de flores comestíveis nas decorações dos pratos, podem mudar o ar convencional que os menus natalinos oferecem.

A dica mais importante é realmente o planejamento, é ele que te permite não apenas fazer tudo com calma, mas principalmente curtir a festa e convidados. E no final das contas, se o melhor do Natal é estar junto e partilhar, não seja alguém que perde esta oportunidade por estar preocupado demais com os detalhes da festa no momento em que ela está acontecendo! Sendo assim, planeje-se!


Quer surpreender seus convidados com uma sobremesa fácil de fazer, linda e deliciosa? Então anota aí:

VERRINE DE CHEESECAKE


INGREDIENTES DA BASE:

⁃ 100g de biscoitos triturados


INGREDIENTES CREME:

⁃ 300gramas de cream cheese

⁃ 100g de açúcar

⁃ 110ml de creme de leite fresco


INGREDIENTES GELEIA DE FRUTAS

⁃ 300g de frutas vermelhas

⁃ 70g de açúcar


PREPARO:

⁃ Para a farofa de biscoitos, basta batê-los em um processador.

⁃ Para o creme, bata bem o cream cheese com o açúcar em batedeira, até que fique cremoso e aerado. Acrescente o creme de leite fresco e bata até incorporar e ficar consistente.

⁃ Para a geleia, basta cozinhar as frutas com o açúcar e um pouco de suco de limão (fica a critério) até que fique com uma consistência levemente gelatinosa! Deixe gelar!

⁃ Tudo pronto? Monte a verrine em uma taça, iniciando pela farofa de biscoitos, em seguida o creme e por fim, a geleia!

⁃ Sirva gelado, decorado com frutas frescas e folhas de hortelã!



Agora outra dica, se você quiser fugir da cozinha e ainda assim, surpreender seus convidados, você pode servir os pratos incríveis que a Aline vai preparar em seu Ateliê, o link para você ver o menu e contratar o serviço da Chef é este aqui ó: https://www.facebook.com/chefalineguedes/photos/pcb.451947358762414/451947165429100/?type=3&theater

Arrasa e Feliz Natal!





Ateliê Chef Aline Guedes

Rua dos Andradas, 208 - Centro - Itú

Instagram: @chefalineguedes

E-mail: chefalineguedes@gmail.com

Telefone: (11) 94708-6688







92 visualizações
  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon
  • White Pinterest Icon
Sobre Nós

Movidos pela força do empreendedorismo e focados no crescimento do setor, empresas engajadas do segmento da construção civil estão se unindo...

 

Leia Mais

 

Search by Tags

© 2017 by Pitaco Comunicação.